Páginas

Logo da Loja- Janny Calçados & Acessórios

Logo da Loja- Janny Calçados & Acessórios

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Qual a roupa certa para o Baile de Formatura?

Nesse dia importante, formandos e formandas devem ser o destaque da festa!

A formatura é momento de transição na vida de qualquer pessoa, principalmente dos jovens – é uma ocasião que marca a passagem para vida adulta de fato, quando o indivíduo passa a se inserir no mercado de trabalho e começa buscar sua independência. Um momento importante como este, pede um traje adequado, especialmente no baile de formatura. É a hora de apostar em um pouco de glamour para comemorar.

Existem vários fatores a se levar em consideração na escolha do traje para o baile de formatura, e o principal deles é o dress code. Em geral, formandos e formandas – especialmente em formaturas de faculdade – seguem a linha rigor, também chamada de black tie, diferenciando-se dos convidados, já que são o destaque da festa. Nesse caso as formandas e as mães dos formandos devem estar de vestido longo, enquanto para eles não a outra opção a não ser o smoking.

Como as opções para elas são bem maiores no que diz respeito a modelos, é importante considerar seu tipo de corpo e seu estilo pessoal.

O glamour é essencial, mas é necessário um pouco de bom senso. O ideal é optar por modelos de tecidos nobres, que podem conter brilho e ornamentação, desde que sejam harmoniosos, e não extravagantes. Detalhes como decotes – na frente ou nas costas – drapeados, recortes e outros efeitos do próprio tecido dão um ar mais limpo e refinado à peça.

Um vestido de qualidade e com um bom corte sempre deixarão o visual mais sofisticado e elegante. Dependendo do tipo de adornos da peça, é bom não exagerar nas joias ou bijoux. Tudo que for discreto e requintado sempre traz um resultado final mais adequado.

E atenção ao traje da colação de grau: não é porque tudo vai ser coberto pela beca que se deve descuidar do visual. Apesar do conforto ser essencial, é importante estar com roupas mais “arrumadinhas”, afinal, não se trata de uma ocasião qualquer e, afinal de contas, em algum momento a beca sairá de cena. Não é necessária muita sofisticação; o traje pode ser mais simples, mas deve ser elegante. Não chega a ser uma regra, mas é sempre bom evitar o jeans.

Manuela Casali Cordeiro
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
http://www.portaisdamoda.com.br