Páginas

Logo da Loja- Janny Calçados & Acessórios

Logo da Loja- Janny Calçados & Acessórios

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ordem no armário: cuidados especiais

A organização no armário é fundamental para que você aproveite melhor as roupas que tem. Rever o guarda-roupa periodicamente e retirar peças fora de uso aumenta a rotatividade das peças. De quebra, você irá abrir espaço para guardar as últimas peças compradas! Veja alguns cuidados importantes antes de começar a guardar suas roupas no armário.

Antes de tudo: limpando o espaço

-Retire tudo de dentro do guarda-roupa. Use uma flanela úmida para retirar o pó e em seguida passe uma seca. Cera e lustra-móveis não são indicados pois, com a alteração de temperatura, podem colar nas roupas manchando-as.

-Aproveite que você terá que ver peça por peça antes de guardá-las novamente e dê adeus às que estiverem em desuso por mais de 2 anos. Se durante todo esse período você não as usou, acredite: não irá vesti-las nunca mais.

-Não guarde roupas usadas sem lavar. O suor e a gordura do corpo atraem traças e baratas, além disso, danificam o tecido.

Combate à umidade

-Se alguma parede do armário der para a parede do banheiro, a umidade pode alcançar as peças. Isso se resolve colocando isopor entre o armário e a parede ou cobrindo as roupas no cabide com TNT (tecido-não-tecido), típico das embalagens de ternos e presentes. Jamais use plásticos: eles "grudam" nas roupas, pois vedam a passagem do ar, fazendo com que as roupas transpirem.

-Sabonetes colocados nas gavetas para perfumar o armário também atraem umidade, pois eles foram feitos para interagir com a água. Aliás, o cheirinho agradável deve vir do amaciante de roupas. Mais um motivo para guardá-las sempre limpas.

-Saquinhos de tule com giz (feito à base de cal), pendurados em cabides, ajudam a controlar a umidade. Para quem mora no litoral, é quase obrigatório colocá-los.

Traças

-Evite traças, cupins e baratas também deixando bem longe qualquer tipo de papel: caixa de sapato e rolinhos de papelão que vem dentro dos sapatos. A boa e velha naftalina, apesar do seu cheiro característico, ainda funciona.

-Gavetas forradas com manta acrílica revestida com tecido de algodão

Cores

-Roupas de cores vermelha, preta, azul-marinho e branca desbotam conforme a luminosidade. Sacos de algodão e capas de TNT são bastante indicados para proteger as peças. Dica: procure usá-las da mesma cor.

-Para lavar suas roupas, siga as instruções do fabricante.

-Tire todas as manchas possíveis antes de guardar a roupa. Atenção às manchas invisíveis. Elas podem oxidar com o tempo e provocar até buracos nos tecidos.

-Roupas de cores vivas devem ser guardadas na parte mais escura do armário ou em malas para não sofrerem desbotamento.

Tecidos

-Roupas de praia, meias e cuecas não devem ser lavadas com água quente, porque o calor danifica o elástico tornando a roupa larga e ressecada.

-Malhas de tricô, por terem trama delicada, devem ser dobradas e guardadas em saquinhos de TNT. Se você tiver muitas, mas poucos saquinhos para protegê-las, faça uma pilha guardando apenas a primeira e a última. As do meio, automaticamente ficarão protegidas.

Fonte: www.gustavosarti.com.br