Páginas

Logo da Loja- Janny Calçados & Acessórios

Logo da Loja- Janny Calçados & Acessórios

sábado, 14 de agosto de 2010

O que vestir na Colação de Grau?

Um dos momentos mais importantes na vida de qualquer pessoa é a colação de grau, em que todos os esforços aplicados durante anos de estudo são reconhecidos e recompensados com a obtenção do diploma. Para tanto, a tradicional beca é combinada a peças como capelo (chapéu), faixa, símbolo e capa para compor o visual do formando – mas a dúvida que fica é: O que vestir por baixo da beca?.
Confira algumas dicas sobre o que vestir por baixo da beca no dia em que irá receber o diploma!

Por ser uma cerimônia longa e formal, o primeiro item a ser analisado por homens e mulheres é o conforto. Prefira peças em tecidos leves, e que permitam maior troca térmica – as confeccionadas em 100% algodão, microfibra ou seda são os mais recomendados.

As mulheres devem deixar os vestidos longos para o baile de formatura, escolhendo roupas clássicas e sofisticadas, como calças retas e vestidos na altura dos joelhos. Se desejar um toque ousadia, pode optar por blusas diferenciadas, em tecidos com estampas, modelagens elegantes e recortes.

No entanto, é importante lembrar que detalhes como drapeados e babados devem ser evitados, para não interferir na aparência da beca – quanto menos volume, melhor! Apesar da preferência por cores escuras, outros tons amenos de verde, off-white, violeta e cinza também são apropriados para a ocasião – para homens e mulheres.

Os saltos muito altos devem ser evitados, podendo causar desconforto durante a colação de grau. Scarpins de bicos finos e arredondados com saltos médios são os modelos mais indicados, e as cores mais adequadas são os tons mais escuros de nude e o preto (sem à prova de erros). Caso haja necessidade do uso de meias finas, estas devem ser cor da pele e imperceptíveis.

Já para os homens, as opções são mais restritas: o duo calça e camisa social mantêm sua predominância em uma modelagem mais ajustada ao corpo, não sendo necessário o uso de gravata.

Os sapatos devem ser em modelos discretos, sociais e em tons escuros (pretos, preferencialmente); sendo que a meia deve acompanhar a cor do calçado.

Quanto aos acessórios, especialmente para as formandas, recomenda-se ponderação. É importante evitar brincos muito grandes, que podem acabar enroscando na pala da beca ou no penteado. Colares e pulseiras muito discretas e delicadas podem ser usados por baixo da vestimenta, e anéis devem seguir a mesma linha – garanta que não possuam pontas, para não desfiar a beca.

Acessórios de cabelo e penteados muito altos, como coques, não devem ser usados para que o uso do capelo não seja comprometido. Os penteados podem variar entre os soltos ou mais baixos, como coques ou rabo-de-cavalo na nuca.
É importante sempre ter em mente o conforto e a formalidade que uma colação de grau exigem. A roupa usada por baixo não deve transparecer nenhum detalhe para a beca, mas ao mesmo tempo pode ter o seu estilo!

Lygia Valezi
http://www.portaisdamoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário